Em meados do século XIX, a cidade de Londres, impulsionada pela Revolução Industrial, apresentava uma sociedade com realidade socioeconômica precária. Foi ao observar esse quadro que, em 06 de junho de 1844, George Williams, recém-chegado do interior da Inglaterra, arregaçou as mangas e começou a educar a juventude e a empregar construtivamente as horas de lazer dos jovens com atividades cristãs, visando melhorar as condições sociais e espirituais, e oferecendo-lhes melhor opção de vida. Nascia, então, a associação que viria ser a fonte geradora das energias físicas, morais, culturais e espirituais dos homens, e consagrada como uma das maiores e mais respeitadas instituições do mundo cristão.
Em 172 anos de existência, o Movimento Acemista chegou a 119 países, em 11.200 sedes, alcançou mais de 58 milhões de pessoas e conquistou 725 mil voluntários, sendo considerado um dos maiores e mais antigos movimentos de jovens do mundo.
Hoje, está composta pelas seguintes áreas: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico; Aliança Latino-América e Caribenha; Comitê do Oriente Médio; ACMs Europeias; ACMs dos Estados Unidos e do Canadá e, como órgão maior, a Aliança Mundial das ACMs, com sede em Genebra, cujo objetivo é coordenar, representar e apoiar o Movimento em qualquer parte do mundo.